Ministro da Defesa visita Belém para tratar das ações de prevenção e monitoramento de manchas de óleo

Por G1 PA- Belém

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, desembarcou em Belém na manhã desta quarta-feira (30) para participar de uma visita ao centro operacional sediado no 4º Distrito Naval. A presença do ministro faz parte de uma agenda de visitas aos centros operacionais da “Operação Amazônia Azul – Mar limpo é Vida”, conduzida pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Defesa de combate às manchas de óleo.

“Viemos aqui para prestigiar e ver o nível organizacional que se encontra. Dividimos em regiões: a região sediada em Belém, a outra região sediada em Recife, a outra região sediada em Salvador e em todas as outras células operacionais em cada capital do Norte e Nordeste. Nós estamos preparados para tentar combater esse incidente que foi muito grave”, afirmou o ministro.

Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, em visita a Belém — Foto: Ascom Marinha

A operação, que acompanhará as ações de prevenção, monitoramento e limpeza das praias afetadas com as manchas de óleo, tem coordenação operacional da Marinha do Brasil, em conjunto com Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, e do apoio das agências e órgãos federais, estaduais e municipais.

O ministro chegou ao Comando do 4º Distrito Naval às 10h. Ele participou de uma conferência e logo após concedeu entrevista coletiva à imprensa sobre o incidente nas praias do nordeste.

“Desde o primeiro sinal de óleo, as Forças Armadas, por meio da Marinha do Brasil, tem acompanhado, com todo esforço possível, essa situação. Nós estamos com um inquérito em curso. A Marinha é a autoridade marítima em relação a isso. Nós estamos contando com vários organismos internacionais para verificar a origem desse incidente inédito. Isso nunca havia ocorrido. O incidente atingiu algo que nós temos de muito bonito, que são as praias do Nordeste”, afirmou Fernando Azevedo e Silva.

Além da capital paraense, ele estará ainda em Recife e Salvador para tratar sobra a operação.